Visitas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014


Sinopse:
A Cidade do Sol, obra mais popular de Tommaso Campanella escrita em 1623, que descreve aqui sua visão de uma cidade ideal. Nesse exercício, ele projeta uma sociedade utópica, naturalista e guiada por princípios divinos, onde propriedade privada e família não poderiam existir, uma vez que para Campanella, os bens individuais deveriam estar a serviço da coletividade.

Na obra, o autor sugere esse modelo de sociedade segundo suas convicções e apoiado em filósofos como Aristóteles,Platão, Sócrates e vários teólogos do cristianismo.
Ainda jovem ingressou na Ordem dos Pregadores, dedicando-se aos estudos de filosofia. Em 1599, Campanella foi preso por ordem do governo espanhol sob acusação de heresia e conspiração. Embora jamais tivesse confessado nenhuma das acusações, esteve preso na prisão de Nápoles durante 27 anos. Posto em liberdade no ano de 1626, foi novamente preso e levado diante do Santo Ofício em Roma, onde enfrentou julgamento por certas proposições em seu trabalho que eram consideradas suspeitas. 

http://adf.ly/rwuN4

0 comentários: